sábado, 13 de dezembro de 2014

Cuba - Dia #9 - 01/12


Hoje tem PERU no jantar! Gente! 
Estou quase virando estrelinha no restaurante. 
Depois de 9 dias comendo arroz com frango, às vezes um pedacinho de carne de vaca ou um ovo frito, encontrar um peru suculento é uma alegria sem fim! 
Passei o dia em Trinidad. E tenho uma declaração muito séria a fazer: uma semana em Trinidad seria pouco! A cidadezinha é fantástica!
Em um dia andei tudo, comprei umas coisinhas bem fofas e me apaixonei. 
Devia ter me programado para ficar mais tempo em Trinidad. 
Já estou em Cienfuegos. E hoje tem PERU no jantar!
Trinidad é patrimônio da humanidade, declarado pela Unesco em mil novecentos e alguma coisa. As ruas são de pedra, com cantores, pintores, músicos, artesãos a cada 2 passos. 
Me encantei com uma pintura. Era linda. Apaixonante. Mas cara. E disse o cara que tava fazendo desconto pq eu sou do Brasil pentacampeão. Aham. 
Ficou lá. Mas vou até procurar a artista quando voltar à civilização. 
No almoço de hoje achei um restaurante com "carne de res" - aka carne de vaca - ( o que é relativamente difícil de se achar em Cuba) e estava deliciosa. Até que descobri que parte da vaca era. Era a pata. O que me fez lembrar que carne de vaca não dá em árvore e eu não repeti o prato. 
Brincadeiras à parte, nunca imaginei que se comia a pata da vaca. 
À propósito, falando em carne, já comentei que hoje tem peru no jantar? 
Estou sozinha jantando e escrevendo. Hj estava precisando ficar um pouco comigo mesma. 
As sobremesas aqui são todas muito enfeitadas, com marshmallow. Sempre marshmallow. Os bolos são sempre a mesma massa. Só muda o recheio. E tem uns biscoitinhos que são durinhos e gostosos. Mas não me parecem sobremesa, parecem aqueles de chá. 
Enfim, sempre tem sorvete e isso salva tudo. 
Outra coisa comum a todos os restaurantes são as moscas. Elas decoram todas as sobremesas. Já aprendi a desencanar. 
Uma coisa que falta em Cuba é papel higiênico. (Não que falte só isso, mas isso falta muito e incomoda demais) Vc só encontra no hotel e em restaurantes muito caros. Então, não se esqueça dos lenços umedecidos ou um rolo de papel higiênico na bolsa. É bom trazer tb umas caixinhas de papel cobre-assento, pq o estado dos banheiros é no padrão Cuba. 
Amanhã visitarei o mausoléu do Che, aquele lindo! 
Já comprei várias coisinhas dele. Até cogitei comprar o livro de memórias. 
Além do peru, tem sorvete de nozes de sobremesa. Uma delícia! E a melhor parte é que as moscas não entram na geladeira. Tem uma fábrica da Nestlé aqui em Cuba. Então o que não faltam são os freezers da Nestlé com o slogan ¡Ven Gózalos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário