segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cuba - Dia #5 - 27/11


Obviamente você já deduziu que eu não consegui internet depois de terminar o post do dia #4, afinal, depois das 22h00 a internet "fecha" no hotel! 
Sim, fecha, mesmo com a moça que vende a senha sentada na sua mesa trabalhando. 
Desencanei. Provavelmente vou postar o dia #1 qdo estiver voltando, no aero de Bogotá. 
Hoje Rebeca nos contou que os profissionais como motorista, guia, recepcionista de hotel e outros assim tem mais oportunidade de ganhar gorjetas e ter uma vida melhor. 
Quem ganha mais é um médico. Ganha 600 moedas nacionais.
O salário mínimo é 150 moedas nacionais.
Casa cuc vale 25 moedas nacionais. 
Um cuc vale 1,29 euro.
Do the math. 
Cada família tem uma caderneta de racionamento de comida. A validade é mensal: 250g de feijão, 250g de frango, e mais uns tantos de açúcar, café, arroz. 
Enquanto isso a história de Cuba corria solta, com muitos questionamentos por parte dos argentinos, principalmente, totalmente inconformados mas ao mesmo tempo preferindo o discurso direto de Fidel às promessas de outros presidentes por aí.
De Santiago a Holguin até que foi rápido, mas resolvemos ir a Cayo Saetin. 
Demora que é uma eternidade. Paramos no caminho para que a espanhola fizesse xixi no mato. Como eu queria saber fazer isso. Estava quase chorando de vontade de fazer xixi. 
Enfim, depois de umas 3 horas, chegamos. Valeu à pena! Lugar lindíssimo! 
A comida nem tanto, mas tinha pizza! E pra mim, assim como para as CPI's da vida, tudo se resolve com pizza. 
Aí vem Rebeca me mandando comer carne de Búfalo pq pizza engorda. MEO! Sério! Tô de férias. "Mim deixa"!
Pizza engorda mas os 3 pratos cheios que ela comeu, não. Tsc. 
A praia é paradisíaca. Mas como eu ainda vou visitar outras praias, preferi usar o tempo fazendo um safári, num Jeep do tio Fidel. 
Cara, bem legal! Eles trouxeram uns animais da África e da Índia pra cá. Tem antílopes, cervos, girafa, uns pássaros que esqueci o nome, avestruz - que aproveitando, a Paloma - a espanhola que tirou o biquíni na piscina e que fez xixi na estrada - resolveu montar na avestruz que estava deitadinha, só pra tirar uma foto. Mas foi ela sentar e segurar o pescoço da avestruz que a bichinha levantou HAHAHAHAHAHAHAHAHA fazia tempo que não ria tanto. Ela gritando pq a avestruz estava levantando e o Manolo, marido dela, tirando fotos. 
Depois disso, o motorista do Jeep, super confiante, enfiou o Jeep em um lugar em que ele ficou parado. Não ia pra frente nem pra trás. Não ligava. 
Ah que delícia. 
Até que ele e Manolo empurraram o Jeep e pegou no tranco. 
Dali, demoramos quase 4 horas para chegar ao hotel e descobrir que o melhor hotel da cidade é o mais fedorento. Mas ok, só uma noite. 
E no jantar o próprio chef veio na minha mesa me trazer um ovo frito delícia que comi com arroz. 
Simples e delicioso. Até pq a pizza deles não tinha queijo. Era tipo um pão com molho de tomate. Eca. 
O elevador é o mais rápido do mundo; você mal entrou e ele está fechando a porta. Todas as vezes que entramos ou saímos foi uma aventura. Corre, corre, corre! Hahahaha
No meu andar tinha um telefone público. Fui tentar ligar pra casa. E dava errado todas as vezes. Até que descobri um número para falar com a telefonista. O código internacional para a ligação "sair" de Cuba estava errado. É 119 e a infeliz que me vendeu o cartão disse que era 199. 
Eeeee!!!! Falei com Dona Sônia. Por 7 minutos a 10 dólares. 

Enfim, apesar de achar uma aranha no quarto, tô adorando ter uma cama pra desmaiar. 

Um comentário:

  1. HUAHUAHUA esse foi doidera demais! Xixi no mato, jeep do Fidel, a cena épica do avestruz com a moça do xixi! Queria ver um video dessa.cena. Huahuahua

    ResponderExcluir