segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Cuba - Dia #4 - 26/11


Hoje foi cansativo. Santiago faz 34 graus na sombra. Haja protetor solar.
No café da manhã, Rebeca, a cubana, só embolsando as manteigas. (Os alemães e russos fizeram isso com os pães, mas por motivos BEM diferentes). Me partiu o coração. Na rua, a mesma coisa. Imploram por um shampoo, um sabonete, un regalito.
Tenho doado alguns e as pessoas ficam extremamente gratas. Já tenho dois bilhetes de agradecimento, lindos. Depois posto fotos. Um deles tem até um desenho!!!! E eu só dei sabonete, pasta e escova de dentes. Só isso. Mas parece que doei um rim.
Me juntei aos espanhóis e a alguns argentinos e fomos conhecer as redondezas. Catedrais, praças, parques, museus e etc. Normalmente eu não sou super fã de museus. Mas aqui, esse lugar exala história a cada passo. E o museu é tão tão tão rico em informações, tão cheio de detalhes que justificam inclusive pq muitas coisas hj são como são, ou pq as pessoas se sentem "felizes" mesmo com o regime em que vivem, que não dá pra não ir. Fui em vários. E cada vez gosto mais.
Fomos ao Cementério Santa Ifigenia, em Santiago. google it! Tem vários famosos da revolução enterrados aqui, muita história, muita cerimônia, troca de guarda e tudo. Curti demais. Acho que algumas das melhores fotos que fiz até agora foram no cemitério.
Os argentinos se espantaram: vc gosta de cemitérios?
- Claro! Gosto tanto que um dia vou morar em um!
Eles estão até agora sentados na mureta do cemitério rindo. Incrível como as pessoas riem muito de coisas sem muita graça. Enfim... Fomos almoçar em um restaurante muito bom, ao pé de uma fortaleza, na costa de Santiago. A vista, impagável!
Fiz fotos até de uma iguana. E comprei um pôster do Che pro meu quarto S2
No restaurante, um moço da mesa ao lado perguntou de onde éramos: Espanha, Brasil, Argentina.
Pronto! Aí o assunto era Messi pra cá, Messi pra lá.
- Ok, fiquem com Messi, nós temos Neymar! 7 x 1, mas com Neymar.
Contei pros argentinos que torci pela Argentina na copa, e até mostrei a foto do Renatinho com a plaquinha #JuegaParaMi. 
Não sei se eles entenderam muito bem. Mas os espanhóis ainda estão rindo muito da parte do "tenho 26 anos e nunca vi a Argentina ser campeã".
Voltei ao hotel, fui pra piscina e menos de 3 minutos na água e começa uma mega tempestade. Acabou a energia qdo estava no saguão para pegar o elevador. 
Aliás, aqui acaba a energia com muita frequência. Ontem mesmo, acho que umas 4 ou 5 vezes, apagou tudo aqui no quarto. E depois de 2 minutos volta. Mas volta um aparelho de cada vez. Esquisito. 
Mais esquisito que isso só a espanhola que se enrolou na toalha, na beira da piscina, como se tivesse saído do banho, tirou a calcinha do biquíni, torceu e colocou de novo. Isso tudo usando touca e óculos de natação.
Que visão! 
Agora vou jantar e tentar usar a internet caríssima. São 4,50 CUC's (equivalente a uns 15 reais) por uma hora de internet lenta. 
Se conseguir, vou postar os 4 dias de uma vez. Se estiverem lendo isso pelo menos uma semana antes de eu voltar ao Brasil, é pq consegui. :)

Um comentário: