terça-feira, 19 de outubro de 2010

DOIS MIL CAMELOS! Tá melhorando, hein!

Fomos à medina de Fez.
Com um guia diferente do nosso.
Ele corria muito mais do que se tivesse que tirar o pai da forca.
Corríamos atrás dele.
A medina é LINDA e é como se voltássemos no tempo, na era medieval, mas correndo a maratona  do guia foi impossível tirar boas fotos, o que obviamente me irritou PROFUNDAMENTE.
Fiquei mal humorada a manhã toda.
Vi uns dois árabes lindos, que inclusive se interessaram por mim, mas não falaram nada e eu realmente não sei como chegar num árabe e perguntar: oi, tudo bem? vc vem sempre aqui?
(E quando perguntei pro Ahmed como fazer isso, ele riu tanto que quase teve um colapso. E não respondeu. humpf!)
Droga! Vou embora sem provar da fruta local.
E é sério! Eu queria beijar um marroquino!

Fomos ao curtume. Amei, apesar de não estar colorido.
Fomos comprar lenços, e comprei 16. Calma! Metade é encomenda.
Fomos à loja de roupas típicas e eu comprei um Kaftã. Sim, é uma roupa de gala marroquina. E sim, eu vou usar. Num casamento, inclusive. E é verde e amarela. Linda demais.
Aí, óbvio que fui cantada pelo cara do curtume, o cara que me vendeu a roupa, o garçom do restaurante (TKD e Gêmea, morram: Eu falo inglês sem nem pensar, qdo vejo tô falando kkkkkk). Miss Laje strikes again. Mas os dois melhores de hoje ainda vou contar.

Primeiro bom caso, o padeiro:
Passamos pelo forno público. Vc faz a massa do seu pão em casa e leva lá pros padeiros assarem. Aí, já comecei fazer fotos e um dos padeiros me convidou pra entrar. Muito legal o trabalho deles, e acho que consegui boas fotos.
Aí um deles começa: Hablas español?
Eu: Si
Ele: De onde és?
Eu: Brasil
Ele: Cual és tu nombre?
Eu: Lara
Ele: Mi nombre és AGIR, 26 años, soy panadero X años e voy a barcelona em 5 años para blablabla (não lembro o que era) e és muy guapa!

Mano! O cara disparou a contar a vida loucamente. Me deu a ficha completa. Caraca!
Qdo terminou, olhei pro Élcio, que nos fotografava loucamente e fiz: WOW!

E ele com um MEGA sorriso de cabide de ter me contado tudo e me impressionado. Gente! Ele era fofo. Feio, mas fofo.
Aí me abraçou pra uma foto (primeiro eles abraçam, depois pedem pra tirar a foto) e se despediu, dizendo GUAPA a cada 2 palavras.

Dali fomos comprar a roupa de gala. O vendedor, fediiiiiiiiiiido, (aliás, desodorante é algo que ninguém usa! gente! demais!) me cantando o tempo todo. De cada 3 palavras, 6 eram GUAPA. E aproveitando pra me alisar enqto eu provava a roupa. Espertão.
Mas eu fiz ele baixar o preço de 1250 pra 800. E ainda ganhei uns trecos que coloca na testa ou no pulso pra mostrar que vc tá disponível. Ganhei dois e até pensei em sair com eles de lá hahaha
E abusei: mas eu sou linda, vc disse, eu mereço um regalo! LOL
(Aliás, saí com um dos indicadores de disponibilidade no pulso e acho que por isso rolou o que vcs vão ler ali embaixo com o cara da cerâmica.)

Aliás, na medina, os homens passam e deixam a mão, sabe? Meio que esquecem, na sua bunda.
Eu tava tão mais preocupada em conseguir boas fotos que nem liguei. Mas teve mulher dando xilique.

O curtume é um lugar que fede mais que os próprios marroquinos. Tb, pudera! Aquele bando de  pele e sangue e cabeça e blergh! Mas é deveras interessante. Fiquei feliz de ter ido.

Segundo caso, o dono da fábrica de cerâmica:
Chegamos na fábrica de cerâmica, depois de sair da medina. Aí vem o cara, explica como mistura a argila, depois leva a gente pra ver um cara moldando as peças, estilo Patrick Swayze em Ghost, e tal. Aí chama a gente pra ir no forno.
E eu super quieta, tava sussa, só olhando e tal. Ele vira e me puxa: Vem aqui na frente!
E eu já com cara de: de novo? pq as pessoas me escolhem?
As meninas, já rindo de mim e tal.
Aí o cara vira: qts camelos vcs acham que ela vale?
Elas, rindo muito enqto eu olhava pro teto: ahhhh já ofereceram 200 por ela
Ele, IN-DIG-NA-DO: 200????? Só 200????? Ela vale no mínimo 2000!
Todo mundo rindo e tal, e eu esperando a continuação.
Ele me ignora, começa a falar do forno e sai.
Tipo: OI!? Cadê o contexto?
Ninguém entendeu nada!!!!
Saímos do forno com cara de vaso cru e fomos pra onde pintam as peças.
Fiquei fotografando a galera que pinta. Acho que 2 meninas e 2 meninos. Nem tinha olhado pra eles na verdade.
Qdo saímos, fui agradecer, e um deles, que eu nem tinha chego perto, vira e faz um sinal tipo Didi dos Trapalhões, que passa a mão pelos lábios, e estala os dedos, fazendo um positivo depois, enqto me secava.
Céus! O QUE É ISSO??????????
Mas calma, ainda não acabou!
Subimos umas escadas pra ver uns caras cortando azulejos e o dono da bagaça tava lá pra explicar. Mal cheguei e ele me puxou.

SIM, foi um PUXÃO nada gentil, me abraçou e meteu a mão na minha câmera dizendo que era pra tirar uma foto nossa.
Preciso dizer que eu quis matá-lo qdo ele botou o dedo na lente?
Preciso?
Preciso?
Aí, a Dani, foi esperta e rápido e apontou a câmera dela e fez a foto pro louco me largar logo.
Em, seguida ele: não volte pro Brasil, fique aqui no Marrocos?
- Com vc? (visualize minha cara de ódio)
- Sim!!!!! (com sorriso cabide)
- Hum.... NÃO! (visualize agora a cara de desprezo, olhando de lado de cima abaixo)
Ahhhhhh, se ferrar! Grosso pra caraca!

Bem, lá fomos ver a vista panorâmica da medina. E o treco é assustador de gigante.
Aí paramos no centro e eu comprei meu Corão em árabe e marroquino! E é tão LINDO! Super falling in love com ele <3
É muito amor no Corão!
Comprei tb um xarope marroquino, pq esta noite não dormi de tanto tossir. Isso ajudou no meu mal humor.

Eu queria ter mais um dia, pra me perder na medina e conversar com o povo, fazer fotos com calma, sentir o local, comprar bugingangas e tal.
Ainda tenho 90% da minha lista de compras esperando pra ser riscado.

Amanhã acordo às 5, e agora são 22:00 mas eu tô sem sono, mesmo depois de ter andado muitos kms. Acho que a medina me encantou demais, mesmo sendo rápido, mesmo sendo com um guia mané, mesmo não conseguindo as fotos que queria, mesmo sem as compras. É muito mágico voltar no tempo.
Uma coisa que eu quero muito é entrar numa mesquita pra rezar. Mas eles só deixam muçulmanos. Triste isso. Me contentei em olhar muito e fotografar. Só de olhar já me emociono.

E vi um cara brigando com um povo que dormiu na mesquita hahaha chorei.
Nisso fui fazer foto de uma vela, e a velha que vendia elas quase me bateu.
Aí tem a história do cadeado tb. Me lembrem pra contar ao vivo.
É tanta coisa, que eu tô tentando fazer um acordo com a minha memória, barganhando pra ver se ela me ajuda, pq não quero esquecer nada disto, jamais.

Tô querendo comer no MC daqui. As meninas mais novas tb. Mas nunca dá tempo.
Tô doida pra provar o Mc Camelo ou Mc Ovelha. Deve ter umas coisas assim.

Em tempo, o chá de menta é gostoso, mas não tem em saquinho. Eles secam a folha e misturam com sei lá o quê. Vou ver se encontro as folhas secas em Marakesh.

Os banheiros dos hotéis são diferentes. A bacia fica num cubículo com uma porta separada do resto do banheiro. Na outra porta ficam a bidê, a banheira, a pia, o espelho, o secador e tals. Doido demais.
Nenhum quarto tem luz direta sobre a cama, sempre luzes de abajour ou indiretas. Nada de clarear à noite.

Os cemitérios deles são diferentes. Não se enterra um muçulmano com caixão. É direto na terra. Bem legal. Óbvio que eu queria parar pra fotografar em um (vcs sabem como ADORO fotografar em cemitério) mas todo mundo achou super macabro. Assim como acharam fora do comum qdo eu disse que queria fotografar na favela. Humpf! Ninguém me leva à sério, incrível. Eu falo estas coisas e eles riem.

Rolou uma divisão natural da turma em duas panelas. E eu no meio. RÁ!
Nem tô afim de tomar partidos.
Sem, contar que todo mundo precisa de mim pra traduzir coisas. Céus! Quem diria?
Ahhhh, Takedaaaaa, liguei na recepção pra dizer: Hi! I have no towels!
Diz que me ama?
LOL

Ahhhhhh cansei de digitar. Rezem pela minha memória.
E amanhã andarei de camelo.
E como sempre acontece nas viagens, influência master, TODO mundo resolveu andar de camelo ao por do sol. E lá vamos nós.
Talvez amanhã vcs assistam um vídeo sobre isso. Ou não. LOL

Beijotchau!

4 comentários:

  1. Não preciso dizer que te amo pq vc já sabe disso há mto tempo. Posso sim dizer que te amo MAIS AINDA por ser a tradutora da turma (orgulho mega master plus).
    Volta loooooooogoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Lara, eu super queria comentar cada momento deste post, mas depois de quase 1h e 30 minutos entre leitura e interrupções de trabalho, vou deixar p depois. rs
    Mega saudade / Rindo horrores / Aproveita o passeio de camelo.
    bjs =D

    ResponderExcluir
  3. Takedaaaaaaaa! Vamos organizar um jantar de reecontro para quando ela voltar!

    Lara, também quero andar de camelo! ahahaha lembre-se de mim (aliás, aceito fotos! :D)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahahaha.. imaginei as caras que fez pro grosso da cerâmica!

    Imaginei, também, 2000 (no mínimo) camelos chegando no Brasil. KKKKK.. Dava pra iniciar um negócio! KKKKKKKKKK!!!

    ResponderExcluir